Porto Santo é a mais pequena ilha habitada do arquipélago da Madeira. Fica situada no Oceano Atlântico, no extremo sudoeste europeu e apenas a 500 km da costa africana e a 1000 Km da Europa, a uma hora e meia de voo da cidade de Lisboa.

Descoberto em 1418 pelos navegadores portugueses, este arquipélago é formado pelas ilhas de Madeira e Porto Santo e ainda pelas ilhas desabitadas das Selvagens e das Desertas.

A hospitalidade e simpatia da população, o clima ameno durante todo o ano, as espetaculares paisagens únicas, a par da riqueza e variedade dos recursos naturais, históricos e culturais, constituem apenas algumas das razões para descobrir este paraíso.

A Ilha de Porto Santo é banhada por águas turquesas, sendo a sua principal característica a praia de areia fina e dourada que, estendendo-se ao longo de 9 km, convida a muitos banhos de sol e de mar.

Saúde e bem-estar andam de mão dada nesta magnífica praia, dado que, para além das águas translúcidas, a areia possui propriedades terapêuticas raras. É muito suave, leve e pouco abrasiva e é composta principalmente por carbonato de cálcio, sob forma de calcite, que lhe confere propriedades térmicas muito particulares.

Além da praia, a cidade de Vila Baleira conta histórias e lendas de um passado mais ou menos remoto, como é o caso da Casa Museu, onde em tempos viveu Cristóvão Colombo.

A beleza primitiva das paisagens encanta todos os que decidem passear e ou pedalar através dos atalhos e caminhos da ilha.

A segurança, associada à simpatia de gentes hospitaleiras, aos prazeres que a natureza oferece, à belíssima praia de areia fina e ao mar de águas tranquilas, fazem da ilha de Porto Santo um lugar privilegiado entre rotas similares.

Circuitos Turísticos